Quem Somos

A associação

Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro, com a abreviatura APOMA, é uma pessoa coletiva de direito privado, de tipo associativo e sem fins lucrativos, criada por tempo indeterminado, que se rege pelo constante dos presentes Estatutos e, em tudo o que for omisso, pelas disposições do Código Civil e demais legislação aplicável.

Ao longo destas últimas duas décadas a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro tem cumprido com a sua missão fundadora: proteger, valorizar e manter vivo para as gerações vindouras este ex libris da doçaria tradicional portuguesa.

Esta tarefa tem sido possível porque temos sabido, enquanto produtores, interpretar os sinais exigentes do mercado e a estes estímulos responder com a força que apenas um agrupamento unido consegue transmitir: aumentar a quantidade mas sem nunca comprometer a qualidade.

Este compromisso de todos na defesa da história, vernaculidade da receita e do saber fazer aliados ao respeito pelas formas tradicionais de apresentação serão a garantia da perenidade deste doce que há mais de cinco séculos encanta quem o consome.

José Francisco Matos da Silva – Presidente

1998
A 20 de maio de 1998 - Convocatória dirigida pela Confraria Gastronómica de S. Gonçalo aos produtores de ovos moles, para uma reunião alusiva à certificação dos ovos moles de Aveiro.
1999
Em setembro de 1999 começam os estudos de caraterização química, física e sensorial dos Ovos Moles de Aveiro na Universidade de Aveiro no Departamento de Química.
2001
Constituição da APOMA a 4 outubro de 2000 com 11 sócios fundadores
2002
Póster científico com o tema “Implicação de boas práticas de autocontrolo na qualidade de um produto tradicional – Ovos Moles de Aveiro”, tendo este sido aprovado e convidado a participar no congresso a realizar no Porto nos dias 24 e 25 de Maio de 2002.As técnicas da APOMA tendo tomado conhecimento do congresso “Food Safety” organizado pelo IPATIMUP – Instituto Patologia Imunologia Molecular da Universidade do Porto, e sendo as áreas abordadas neste congresso – Novas Ferramentas na Segurança alimentar, HACCP (Hazard Analysis of Critical Control Points) – Problemas na sua implementação em Portugal e Segurança Alimentar na indústria das aves – de interesse e uma mais valia na área de trabalho actualmente a desenvolver, inscreveram-se neste congresso. Foi pedido autorização à Direcção da APOMA para envio de um abstract (resumo do trabalho efectuado) para submissão de um
2003
Póster científico com o tema “–Ovos Moles de Aveiro – Percurso para a proteção como produto tradicional de Indicação Geográfica” no VI Encontro de Química dos alimentos” organizado pela SPQ e IPIMAR, 22 e 25 junho de 2003.
2004
- Ação de promoção e divulgação dos Ovos Moles de Aveiro nos aviões da TAP durante o EURO 2004.
A estratégia da TAP na promoção de produtos tradicionais portugueses nos locais onde o EURO 2004 se iria realizar, permitiu que o produto escolhido para representar a gastronomia portuguesa tivessem sido os Ovos Moles de Aveiro.
- A 22 de maio é inaugurada a sede da APOMA no Mercado Municipal de Santiago
- A 19 junho de 2004 é publicado o aviso nº 6682/ 2004 no DR. II série do pedido de registo de indicação geográfica onde consta a caracterização do produto.
2005
Em 5 de agosto de 2005 é publicado o Aviso nº 7107/2005 no DR. II série do reconhecimento do Organismo Privado de Controlo e certificação para os Ovos Moles de Aveiro – Sagilab.
2005
A 6 de março de 2006 é publicado o Despacho nº 5062/ 2006 (2ªsérie DR) sendo reconhecida a proteção nacional de Aveiro para Ovos Moles. O despacho referido anteriormente produz efeitos desde 3 de janeiro de 2006, data do pedido formal de proteção junto da Comissão Europeia.
- A 10 de junho de 2006 foram oferecidos Ovos Moles de Aveiro no dia de Portugal na TAP em todos os aviões de médio e longo curso.
2008
A 22 de julho de 2008 é publicado no JOUE 2008 /C184/11 a Ficha resumo dos Ovos moles de Aveiro
- Em novembro de 2008 - Publicação do livro para crianças “A Cidade dos Ovos-Moles” de Amaro Neves e Ilustração de Jeremias Bandarra
Edição ou reimpressão:
2009
- Publicação no dia 8 de abril de 2009, no JOUE, do Reg. (CE) nº 286/2009, da Comissão, de 7 de abril, o qual determinou a inscrição do nome Ovos Moles de Aveiro como Indicação Geográfica Protegida (IGP) no registo comunitário
-A 29 de maio de 2009 o Discurso do Presidente da República
(Dr. Aníbal Cavaco Silva) na Sessão Comemorativa dos 250 Anos da Cidade de Aveiro, no qual se refere a importância cultural e económica da gastronomia regional e se assinala a certificação dos ovos moles de Aveiro.
2010
O produto Ovos Moles de Aveiro - IGP está no mercado como produto qualificado desde 1 de julho de 2010. No sector de produtos tradicionais, nomeadamente na classe na qual se inserem os Ovos Moles de Aveiro, foi o primeiro produto de doçaria conventual a ser qualificado na comunidade europeia. Atualmente, Foram 32 produtores que iniciaram o processo de utilização da IGP “Ovos Moles de Aveiro”, tendo 22 produtores o produto certificado no mercado à data
- Comemoração dos 10 anos da APOMA
- Comunicação oral ‘Ovos Moles de Aveiro: percurso para a qualificação’, no Colóquio “Qualificação de Produtos Agro-Alimentares – Valorização dos Produtos Tradicionais” na PIMEL 2010 organizada por Terras Dentro a 25 de junho de 2010, em Alcácer do Sal.
-Comunicação oral “O processo de qualificação dos Ovos Moles de Aveiro – Indicação Geográfica Protegida’, no Seminário “Alimentas” organizada por VLM a 14 de Abril de 2011, em Aveiro.
2011
- Organização da I Mostra de doçaria Conventual de Aveiro e produtos tradicionais portugueses´´ pela APOMA, a CMA e a QUALIFICA em parceria com o Museu de Aveiro, de 13 a 15 de Maio de 2011 no Museu de Aveiro
- Litografia “Ovos Moles de Aveiro” da autoria do aveirense Jeremias Bandarra
- Alteração do Caderno de Especificações dos Ovos Moles de Aveiro - IGP
- Comunicação oral ‘O processo de qualificação dos produtos tradicionais: o caso dos Ovos Moles de Aveiro – Indicação Geográfica Protegida’, no 4º Debate sobre a PRU de Ovar – “Pão-de-Ló de Ovar – o desafio da valorização empresarial organizado pela Câmara Municipal de Ovar, 4 de Junho, em Ovar.
- Visita de um comité tailandês da Queen Sirikit Department of Sericulture (QSDS) em Aveiro com a APOMA e a QUALIFICA com vista à organização e cooperação em IG entre Phrae-wa Kalasin Thai Silk e produtos portugueses.
2012
- Comunicação oral ‘O alargamento do prazo de validade de um produto tradicional – o caso dos Ovos Moles de Aveiro – Indicação Geográfica Protegida’, nas III Jornadas de Ciência Alimentar organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Ciência Alimentar da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em conjunto com a Direção do curso de Ciência Alimentar, 16 e 17 de outubro de 2012, em Vila Real
-Apresentação em painel do poster, “Aplicação de espectroscopia de Infravermelho na análise de Ovos Moles de Aveiro”, Qualidade dos Alimentos: Novos desafios – Atas do 11º Encontro de Química dos Alimentos, SPQ –IPIMAR, setembro de 2012
2013
Publicação do Aviso (extrato) n.º 10165/2013 - Pedido de Alteração de Registo de Indicação Geográfica “Ovos Moles de Aveiro” no DR. II Série, de 12 de agosto de 2013.
- Publicação do livro: Ovos molles 500 anos; APOMA e CMA
- Lançamento do Livro “ Ovos molles de aveiro: 500 anos” com testemunhos dos produtores e a compilação de documentos históricos recolhidos nestes últimos anos pela APOMA E CMA e uma adaptação da tese de mestrado da Dra. Patrícia Naia com a informação da história recente da APOMA e do processo de qualificação dos Ovos Moles de Aveiro – IGP
- Organização conjunta da II Mostra de Doçaria conventual de Aveiro, ovos moles e produtos da ria de Aveiro com a Câmara Municipal de Aveiro, no Museu de Aveiro de 22 a 24 de novembro de 2013.
2014
Deslocação ao Brasil à Fenadoce, Brasil- O Presidente da direção da APOMA e a Presidente da Assembleia geral estiveram presentes, a convite da organização da Fenadoce/ Pelotas, em junho de 2014.
- Intercâmbio técnico sobre proteção de indicações geográficas como instrumento de desenvolvimento rural- Com o objetivo de Promover Intercâmbio de experiências e conhecimento técnico acerca dos regulamentos e políticas relacionadas ao tema Indicação Geográfica como ferramenta de desenvolvimento a APOMA recebeu uma Missão de Intercâmbio Técnico Brasil - União Europeia em outubro de 2014.
- A Dra. Patrícia Naia foi Palestrante especialista internacional na III SIIG, 1a FIIG e FOB na III SIG, realizada em Novembro de 2014, em Ilhéus, Bahia., no Brasil, a convite da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
2015
Visitas de estudo ao fabrico dos Ovos Moles de Aveiro por um grupo de especialistas da Suíça - A APOMA recebeu o convite para dar formação a um grupo de 25 especialistas da Suíça na área de qualidade e segurança alimentar e nos produtos tradicionais DO e IG’S para conhecer os procedimentos internos da APOMA e o caso de estudo do nosso produto, em abril
- Publicação no JOUE o Reg. (CE) 2015/173 de 28 de setembro de 2015 O processo de alteração do Caderno de Especificações dos Ovos Moles de Aveiro – IGP, que aprova uma alteração não menor do caderno de especificações de uma denominação inscrita no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas para os Ovos Moles de Aveiro (IGP)
2016
- Organização conjunta da III Mostra de Doçaria conventual de Aveiro, Ovos Moles e produtos da ria de Aveiro com a Câmara Municipal de Aveiro, no Museu de Aveiro de 25 a 27 de Novembro.
- Protocolo Câmara Municipal de Aveiro – inicio do Aveiro de Honra - onde se pretende promover o Município de Aveiro e sua Região, em especial na área do Turismo de Negócios, e APOMA enquanto parceira estratégica deste projeto, participa através dos diferentes produtores de Ovos Moles de Aveiro com a demonstração e prova do produto em eventos e congressos.
- Litografia da barrica dos Ovos Moles de Aveiro da autoria do pinto aveirense Jeremias Bandarra
- Pintura de barrica de ovos moles para Guiness Book pelo pinto aveirense, Jeremias Bandarra
2017
Visita ao Parlamento Europeu a convite do Eurodeputado Miguel Viegas do PCP de um grupos de 20 empresários associados da APOMA onde tiveram oportunidade de visitar a Comissão Europeia, em Bruxelas de 26 de fevereiro a 3 de março. No evento os associados apresentaram o produto a eurodeputados e estiveram presentes importadores e possíveis compradores/ distribuidores do produto no mercado externo convidados pela APOMA
2018
- Treino do painel de provadores dos ovos moles de Aveiro com vista acreditação deste parâmetro de análise
Lançamento do livro “A História dos Ovos Moles de Aveiro” da autoria do Prof Rosmaninho e em parceria da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro A APOMA e a Universidade de Aveiro em dezembro de 2018.
2019
- Candidatura às 7 Maravilhas – Doces de Portugal dos “OVOS MOLES DE AVEIRO” na categoria de Doces de Território às 7 Maravilhas Doces de Portugal, tendo sido finalista neste concurso
-Estratégia de comunicação para promover os ovos Moles de Aveiro durante o Verão de 2019.
2020
- Comunicação oral no seminário Harmonização: tradição e inovação Curso de formação livre (integrado no Mestrado de Ciências Gastronómicas – FCNAUP/ESHT-IPP, fevereiro 2020
- Comemoração dos 20 anos de APOMA

500 anos dos Ovos Moles de Aveiro

Em maio de 1998, a Confraria Gastronómica de São Gonçalo reuniu algumas entidades que em conjunto pudessem proteger a genuinidade da receita (água, açúcar e gemas de ovos) e a forma tradicional da confeção dos Ovos Moles de Aveiro. Após algumas reuniões, este desafio ganhou força.
A Universidade de Aveiro, conjuntamente com alguns produtores, iniciou o processo de qualificação dos Ovos Moles através da caracterização físico-química, microbiológica e sensorial do produto;

Livros

Missão

A Associação tem como objetivo o fomento e a garantia da produção genuína de Ovos Moles de Aveiro e a defesa dos interesses comuns dos associados quer ao nível da fileira de produção, quer da proteção legal que lhe for conferida. Antes, cada um por si;

Atualmente, todos por um produto de sucesso.

A Associação tem como fins e missão o seguinte:

  1. Mobilizar os associados para o entendimento das vantagens da defesa dos interesses comuns e proceder à gestão da IGP;
  2. Pugnar pela preservação da forma tradicional de produção dos Ovos Moles de Aveiro, que lhe confere autenticidade, bem como pela observância das normas comunitárias sobre higiene e sobre as condições de comercialização, transporte e exposição de produtos desta natureza;
  3. Promover e garantir a qualidade dos Ovos Moles de Aveiro a partir da verificação periódica e frequente da qualidade dos ingredientes e das massas bem como da avaliação das condições de higiene dos meios e técnicas adotados na produção, em conformidade com a melhor tradição de Aveiro;
  4. Promover o seu desenvolvimento através da dinamização de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, do turismo e património, e apoio às atividades produtivas;

A Associação poderá ainda prosseguir todo e qualquer fim que se enquadre no seu objeto e esteja de acordo com os seus Estatutos.

Orgãos sociais APOMA triénio 2023 - 2026

Assembleia geral

PRESIDENTE: Maria João Sobreira dos Santos | Silvina Raimundo, Lda.

1º Secretário: Patrícia Paquete | Pastelaria Tricana de Aveiro

2º Secretário: Carlos Miguel Ministro dos Santos | Ministro & Santos, Lda.

Direcção

PRESIDENTE: José Francisco Matos da Silva | Pastelaria Central – Sociedade Comercial de Pastelaria, Lda.

VICE PRESIDENTE: Rui Miguel Fernandes F. Almeida | Fabridoce – Doces Regionais, Lda.

Tesoureiro: António Manuel Almeida Santos | Venezabridge, Lda.

1º Vogal: João Carlos Génio Saraiva | Requinte de Génio, Lda.

2º Vogal:: Virgílio Mendes Porto | Espaço de Experiencias, Lda.

Suplente: Francisco Manuel Duarte Marques Vidal | Pastelaria Lotus de Vicente e Pereira, Lda.

Conselho Fiscal

PRESIDENTE: António João Figueiredo Novo | Carmina de Jesus Novo

1º Vogal: José Manuel Gonçalves Ferreira de Sousa | Margarida Sousa- Guida Gourmet Ovar

2º Vogal: Messias de Jesus Pequeno | Eurodoce de Messias de Jesus Pequeno

Suplente: João dos Santos Reverendo | Travelho e Teixeira, Lda.